terça-feira, 27 de março de 2012

Dia 25/03/2012



 

Era para ser mais um final de semana com clássicos do futebol Ponte Preta x Guarani, no resultado um empate. Mas seguindo a diante, vem o Domingo dia de almoço em família, lazer com piscina, vôlei, passeio com a família a um parque da cidade, pedalinho, piquenique, teatro, musica, shows, luau, isso se fosse em uma cidade com algumas dessas atrações. Mas para a maioria dos moradores da cidade de Sumaré, essas opções não estão à disposição, sobrando assim a TV que mesmo sendo o maior meio de comunicação e entretenimento da família brasileira, tendo também grandes nuvens negras sobre sua real utilidade.



foto1


O Domingo termina com um dos maiores clássicos do Brasil, Corinthians X Palmeiras. O clássico terminou com a vitória do Corinthians 2 a 1 ao fim da euforia do clássico cai a noite trazendo uma bela visão das estrelas poderíamos ir ao planetário municipal, opa não temos. Mas na periferia a cultura o lazer é criado por jovens que se encontram na liberdade e na ineficiência das políticas publicas para construir uma rede de entretenimento tais como: maquinas de caça níqueis, bares, pontos de prostituição, acesso fácil a todo e qualquer tipo de drogas como: álcool, maconha, cocaína, crack além de muitas outras. 

Ao alcance de crianças, adolescentes e jovens. Tudo isso pode ser encontrado muito mais concentrado em locais de encontro da galera como acontece no bairro Nova Terra bem enfrente a praça do bairro, se torna uma loucura só, pois uma multidão se encontra, para encontrar e experimentar as diversas “sensações” dadas pela liberdade, que logo se torna em uma extrema libertinagem, que logo começa afetar a vida dos moradores local. Tudo se transforma em um caos muitos carros, muita gente nas ruas e o som alto dos carros se transforma em uma disputa entre os jovens que demostram a potência de seu som.

Falta alguma coisa nessa confusão toda, são as atuais políticas publicas direcionadas as populações de baixa renda, a repressão vem em nome da ordem e da moralidade, impõe um toque de recolher a base de spray de pimenta, cassetete, tiro de borracha e com direito a bomba de efeito moral. São ingredientes capazes de afetar a saúde mental e psíquica de uma criança, adolescente e jovem. Sendo que a alegação é a desordem causada, se esse espaço foi ocupado, pela delinqüência é porque existia um vazio deixado pelo poder publico que não cumpre com suas obrigações mais básicas descritas no ECA (estatuto da Criança e do Adolescente) situações que poderiam ser evitadas ou controladas com políticas publicas mais eficaz para todos. 

O estado deve estar presente por inteiro e não apenas na hora de julgar e punir, como alguns demagogos de plantão, que defendem à maioridade penal seja de 16 anos outros mais exaltados dizem 14 e ate 12 anos. Mas esses mesmos estão fazendo valer o ECA, onde garante condições familiares, social, educacional, lazer, cultural e principalmente garantir há eles a segurança à vida. Existe um verdadeiro extermínio de sonhos, pois nossas crianças estão expostas a violência praticada pôr todos principalmente pelas instituições que deveriam garantir sua integridade física e psíquica.


A cidadania e constituída pôr direitos e deveres, se as duas forças não estiverem em sintonia não existe cidadania.

Sidney Silva 


Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.