quinta-feira, 5 de abril de 2012

Zoonoses recusa receber animal



Renata Muniz | Sumaré


Zoonoses recusa receber animal

A falta de atendimento no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Sumaré gerou impasse ontem entre o órgão e a Corporação do Corpo de Bombeiros. Durante todo o dia, um cachorro de grande porte teve que ficar em uma praça em frente à sede da Corporação no Parque Versalhes porque o CCZ se recusou a
recolher o animal. O órgão também tem sido alvo constante de críticas de moradores que afirmam ter as solicitações ignoradas.


O Corpo de Bombeiros informou que iria registrar um Boletim de Ocorrência contra o CCZ caso nenhuma providência fosse tomada. Até às 15h de ontem, o animal ainda estava sob a responsabilidade dos Bombeiros. O cachorro, além de porte grande, aparentava ter idade avançada e estar com uma das patas machucadas. “Não temos viatura para transportar esse cachorro e nem temos onde deixá-lo”, informou o comandante Raimundo Machado.

A Tribuna Liberal esteve ontem pela manhã no CCZ, mas não conseguiu conversar com a coordenação do local acerca do cão. Na manhã de ontem, uma pessoa, que não quis se identificar, recolheu o cão nas imediações do Centro Esportivo, na Vila Yolanda Costa e Silva e não conseguiu que o CCZ recebesse o animal. Sem saber o que fazer, a pessoa solicitou ajuda à Polícia Civil que solicitou a retirada do cão pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o comando da Corporação, a Zoonoses se recusou novamente a receber o cachorro. Procurada pela reportagem, o CCZ informou, via assessoria de imprensa, que trata-se de um cão idoso e com dono, e não um animal de perfil de recolhimento, ou seja, aquele que oferece risco de passar alguma patologia ao ser humano. Adiantou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou (na tarde de ontem) o animal para avaliação e internamento numa clínica veterinária particular, pois este tipo de avaliação não faz parte do procedimento do CCZ.

Na semana passada, moradores do Jardim Dulce reclamaram da atuação do órgão que não recolheu um cachorro da raça pitbull que mordeu cinco crianças. Anteontem, moradores do Jardim São Domingos reclamaram que o CCZ não foi averiguar um foco de escorpiões que existe em uma residência abandonada do bairro e que está causando transtorno à população. Sobre este assunto, o CCZ negou que tivesse recebido alguma reclamação e que iria enviar uma equipe ao local.

Fonte: tribuna Liberal 30/03/2012


Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.